Este é mais um Visões Populares, que traz para você entrevistas exclusivas, produzidas pelo Brasil de Fato MG. No programa de hoje, a nossa conversa é com a Ana Penido, pós-doutoranda em ciência política pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), pesquisadora do Grupo de Estudos em Defesa e Segurança Internacional (Gedes-Unicamp) e do Instituto Tricontinental de Pesquisa Social.
“Não existe democracia, não existe Estado, não existe pensar num outro projeto de país que não e também por entender os militares.”
Pesquisadora sobre as Forças Armadas, geopolítica e defesa, Ana é formada em ciências sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem mestrado em estudos estratégicos pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e doutorado em relações internacionais.
:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::
Durante a entrevista, a pesquisadora abordou temas presentes em seu novo livro, lançado na última sexta-feira em Belo Horizonte, intitulado “Como se faz um militar? A formação inicial na Academia Militar das Agulhas Negras de 1995 a 2012”.
Além disso, tratamos sobre a recente tentativa de golpe de Estado encampada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e seus aliados. Confira a entrevista na íntegra.