A Associação Cultural José Marti do Rio Grande do Sul promove neste sábado (24) a 14ª Convenção Gaúcha de Solidariedade com Cuba. O evento iniciará as 15h no Memorial Luiz Carlos Prestes, na avenida Edvaldo Pereira Paiva, 831, no bairro Praia de Belas. Segundo o presidente da associação, Ricardo Haesbaert, a solenidade deste ano será em homenagem aos povos palestino e saaraui que estão sofrendo políticas de extermínio.

Haesbaert afirma que a história da Palestina e a história do povo saaraui é a mesma. “O povo palestino enfrentando uma invasão, rodeados por muros, com pessoas desaparecidas, prisioneiros de israelenses, sofrendo um genocídio televisionado, por mais de 76 anos por parte do sionismo de Israel e do imperialismo norte-americano. A República Árabe Saaraui Democrática também vive situação parecida. O país está dividido por um muro de 2,7 mil quilômetros, com 8 milhões de minas, primeiro colônia da Espanha e hoje sofrendo o colonialismo do Marrocos.”
A convenção

A 14ª Convenção contará com um do professor Doutor Oscar Perez Portalez, filósofo cubano, e da professora socióloga Maria Auxiliadora César, da Universidade Nacional de Brasília (UNB), sobre a situação atual de Cuba. Também haverá o lançamento do livro O Partido Revolucionário Cubano de José Marti: Concepção Ético-política, de autoria de Dionísio Lázaro Poey Baró e Maria Auxiliadora César.
Durante o evento ocorrerão apresentações musicais de Yoan Amaya e Ciro Ferreira. No encerramento haverá a leitura da Carta de Porto Alegre que será encaminhada à Convenção Nacional de Solidariedade com Cuba que, este ano, será em Vitória do Espírito Santo, de 19 a 22 de junho. A participação na convenção é espontânea e gratuita.
