O município de Lagoa Seca (PB) recebe, desta sexta-feira (23) a domingo (25), o 1º Encontro do Movimento de Atingidos pelas Renováveis (MAR). Com o lema “Em Defesa de um Modelo Energético Justo e Popular”, o evento reunirá representantes de comunidades dos nove estados do Nordeste, entre eles povos tradicionais, quilombolas, indígenas, pescadoras e pescadores artesanais, extrativistas, organizações sociais, pesquisadores, sindicatos e pastorais.
De acordo com a organização do encontro, o objetivo é denunciar as violações causadas pelo atual modelo de expansão das energias renováveis, que impactam a vida nas comunidades, provocando degradação ambiental, doenças causadas pelo ruído das torres eólicas – como a chamada síndrome da turbina eólica–, e até a saída das pessoas dos territórios.
“Este será um momento histórico para o fortalecimento de uma frente popular que ecoa a resistência nordestina. Os relatos e as experiências compartilhados por representantes de todo o Nordeste vão evidenciar as desigualdades impostas pelo modelo energético vigente, mas também afirmar os caminhos possíveis para uma energia que sirva aos povos e não ao lucro”, destaca a organização do evento, em nota.
A organização ainda ressalta que os relatos das comunidades “apontam para o avanço de um modelo que, em nome da ‘energia limpa’, reproduz práticas coloniais, racistas e patriarcais”.
Criado em 2023, o MAR cobra uma política energética inclusiva, que leve em consideração e respeite o meio ambiente e as pessoas que vivem nos territórios. Para o movimento, as três esferas de governo (federal, estadual e municipal) devem assumir esse compromisso.
Apoie a comunicação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do jornal Brasil de Fato PB
Dados Bancários
Banco do Brasil – Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB
Chave Pix – 40705206000131 (CNPJ)